Estamos conectados a todo o tempo, dormimos com o celular na mão, e a primeira coisa que fazemos ao acordar é checar as notificações. mas antes de dar continuidade a este artigo, me diga, como você acordou hoje? 

O despertador acabou de tocar e não há xícaras de café suficientes para acordá-lo, você não consegue parar de bocejar e isso pesa sua alma apenas por colocar um pé no chão. 

Nestes tempos, não é estranho sentir como o cansaço toma conta de você com o passar do dia. Nesses momentos você lembra que à noite dormiu mal e percebe a importância de dormir bem e as consequências do sono insuficiente.

Por esse motivo, qualquer informação sobre como você dorme pode ajudar muito a melhorar esse aspecto importante da sua vida. Medidas simples podem fazer toda a diferença!

Separamos hoje, algumas dicas de como dormir melhor, segundo recomendam os especialistas. Continue a leitura! 

1 – Desligue todas as telas uma hora antes de dormir 

Esqueça o celular, as redes sociais e a leitura da última mensagem do dia minutos antes de dormir. 

Desconecte-se de todas as telas: televisão, computador, tablets e celular uma hora antes de ir para a cama. O cérebro precisa descansar, e para isso é importante não se expor a esse tipo de luz e informação antes de dormir.

2 – Pratique Yoga, meditação ou atividades semelhantes 

Essas atividades relaxam o corpo e o cérebro. Se você tem muitos problemas para dormir, praticá-las pode ser bastante útil. 

Você também pode tentar usar aplicativos para meditações curtas de 10 a 15 minutos, uma hora antes de dormir. Eles ajudarão seu cérebro a desacelerar os pensamentos que não param e a interromper atividades que o mantêm estressado ou angustiado. 

3 – Vá dormir o mais tardar às 23h 

De acordo com especialistas do sono, para as tarefas que o cérebro deve realizar enquanto você dorme, para alcançar um verdadeiro sono repousante e realmente descansar, o ideal é dormir, o mais tardar, às 11h da noite. O cérebro precisa dormir entre esta hora e 4 da manhã. São os horários mais importantes. 

Portanto, descansar não significa apenas dormir de 6 a 8 horas por dia, o horário em que é feito é imprescindível. Você nunca descansará da mesma forma se dormir o mesmo número de horas depois das 2 da manhã. 

4 – Evite refeições pesadas à noite 

Estudos conduzidos pela escola de medicina de Harvard, nos Estados Unidos, mostraram que jantar muito e tarde da noite atrasa a digestão e, portanto, compromete o sono. Frutas cítricas e alimentos muito apimentados também não são indicados para antes de dormir. Então, selecione um cardápio mais leve para encerrar o dia! 

5 – Mantenha o mesmo horário 

Dormir na mesma hora todos os dias e acordar também no mesmo horário, inclusive nos fins de semana, ajudará seu cérebro e corpo a se organizarem para descansar e manter esses padrões de sono ao longo do tempo. Isso facilitará um bom descanso. 

6 – Que tal ouvir uma música logo após acordar? 

Para mandar aquela preguicinha para bem longe, nada melhor que ouvir uma música animada logo de manhã. De preferência enquanto toma uma bom banho para despertar. 

7 – Não deixe de tomar o café da manhã 

Leve a famosa frase “o café da manhã é a refeição mais importante do dia” a sério. É ele que dá ao cérebro nutrientes vitais ao acordarmos, a fim de realizarmos de forma otimizada os processos mentais ao longo do dia. 

Ah! Vale acrescentar alimentos reconhecidos pela ciência como efetivos para a atividade cerebral, como frutas vermelhas, banana e aveia. Pense nisso como combustível para o corpo: sem ele, você vai ficar pra baixo e ter sempre aquele reconhecido mau-humor matinal. 

Essas foram algumas dicas para auxiliar você a ter uma boa noite de sono e dias mais produtivos. Vale observar que distúrbios do sono precisam ser avaliados e tratados por um médico

Procure fazer do sono um momento de prazer. É tão importante quanto uma boa dieta para a saúde física e mental.