Já parou para pensar em como funcionam os rituais funerários ao redor do mundo? Em muitos países, a despedida se assemelha à nossa. Porém, em outros, a cerimônia é bastante peculiar. Neste artigo, separamos três cerimônias fúnebres que se diferem bastante do que é realizado no Brasil. Você vai se surpreender! Confira:
Famadihana, em Madagascar
Na ilha africana de Madagascar, a cada 5 ou 7 anos, os corpos são exumados por parentes como forma de demonstrar amor e respeito pelos antepassados. O ritual é acompanhado de músicas tradicionais, o que torna o momento mais leve e até alegre.
Essa tradição existe há séculos e, segundo especialistas na cultura local, a ideia de se reunir com os mortos é uma maneira de compreender a finitude humana e lidar com o luto.
Cremação na Índia
Para os hindus, a cremação é obrigatória. Esse procedimento é realizado para libertar a alma do corpo, permitindo que ela inicie um novo ciclo. As cremações acontecem em crematórios ou até às margens do Rio Ganges, um dos maiores e mais sagrados rios da Índia.
Para a cerimônia, o corpo é lavado várias vezes e, em seguida, envolto em um pano branco antes de ser cremado. As cinzas são jogadas no rio. Aqueles que não têm condições de arcar com o custo das madeiras para a cremação frequentemente optam por depositar seus entes queridos no rio.
Este rito é visto como um momento de liberdade, e por isso não é tratado como algo inteiramente triste, mas sim acompanhado de festa.
Funerais no Japão
O Japão, com sua rica diversidade cultural, mistura elementos de várias partes do mundo em um mesmo espaço. Santuários tradicionais coexistem com templos de diferentes religiões, como o budismo, o xintoísmo e o cristianismo.
A cremação é considerada a forma mais respeitosa de partir na cultura japonesa (98% da população opta por ela). Segundo o budismo, principal religião do país, o fogo tem o poder de purificar, libertando a alma. Geralmente, as famílias possuem covas comunitárias, onde são colocadas as urnas com as cinzas de seus entes queridos.
Cada cultura tem sua própria maneira de realizar o ritual funerário, mas uma coisa é certa: a despedida é feita com carinho e respeito pelo ente querido. Todos cultuam o legado de quem partiu, mostrando que essas pessoas continuam vivas nas memórias e no amor daqueles que ficam.
Em dois desses três cenários, a cremação está fortemente presente. E aqui na Assistência Familiar Santa Casa BH também! Com planos acessíveis a partir de R$ 29,99, oferecemos muito mais comodidade e acolhimento.
Preencha o formulário abaixo e saiba mais detalhes com a nossa equipe comercial: