Durante o Hacktown 2024, em Santa Rita do Sapucaí (MG), a Santa Casa BH apresentou uma tecnologia inovadora para o cenário da educação na saúde: um modelo anatômico 3D.
Para falar sobre o processo de construção do protótipo, a pedagoga da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, Ariane Moura, e a necromaquiadora da Assistência Familiar Santa Casa BH, Ana Claudia Melki, compartilharam com o público o processo de criação de modelos anatômicos de baixo custo, baseados na Cultura Maker. Estes têm sido fundamentais na capacitação dos alunos do Ensino Técnico da Faculdade de Saúde Santa Casa BH.
A participação de Ariane e Ana Claudia reflete o compromisso da Santa Casa BH com a inovação e a educação. Ambas integram o Órix Lab, a unidade de Inovação em Saúde da instituição, que levou uma equipe multidisciplinar ao Hacktown 2024.
Além disso, as especialistas também foram convidadas especiais do podcast “Monking Por Aí”. Em uma conversa inspiradora com o Rodrigo Terra, Sócio-Diretor de Negócios e Estratégia da Monking, o episódio explorou a relevância da diversidade na construção desses materiais em 3D (como mãos realísticas e feridas) já produzidos pela Santa Casa BH. Os protótipos são utilizados com fins educacionais, voltado para o treinamento de futuros profissionais.
Os modelos permitem que os estudantes pratiquem procedimentos como a pulsão venosa de forma realista, aplicando na prática as técnicas aprendidas em sala de aula. Em suma, o projeto transcende a simples construção de protótipos: ele transforma o aprendizado, tornando-o mais acessível, dinâmico e conectado à realidade.
Confira o bate-papo na íntegra: