O momento da morte de um familiar não é fácil, são diversos os sentimentos e as questões burocráticas que precisam ser resolvidas. Um dos pontos que precisam ser decididos é sobre o destino do corpo, se será cremado ou enterrado.

Pode parecer estranho pensar nisso antes mesmo do acontecido, mas faz com que você já se prepare e consiga passar pela situação com um pouco mais de tranquilidade ou até mesmo deixe tudo preparado para a sua família, no caso da sua morte.

Por isso, resolvemos fazer esse texto para te ajudar a entender a diferença entre cremar ou enterrar e como fazer para escolher entre essas opções. Não deixe de ler!

Cremar ou enterrar: como escolher?

No momento da morte a decisão de cremar ou enterrar é difícil, mas existem alguns pontos que podem ser considerados para facilitar a escolha e que também podem ser refletidos por qualquer pessoa antes de sua morte para deixar tudo acertado. Confira agora!

Vontade do falecido

O primeiro ponto importante que precisa ser considerado nessa escolha é a vontade da pessoa falecida. É bem provável que ele tenha comentado sobre seu desejo em vida ou até mesmo deixado documentado. Isso precisa ser levado em conta, facilitando a decisão dos familiares.

Condições financeiras da família

Se a pessoa falecida não tiver manifestado sua vontade em vida, a família pode pensar em alguns pontos antes de fazer a escolha entre cremar ou enterrar. A primeira questão importante é pensar na condição financeira. Pesquise sobre os valores de cremação e enterro e opte por aquele que for viável para você.

Crenças e religiões

Outra questão relevante para ser pensada é em relação a crenças e religiões do falecido ou da família. Existem religiões que prezam pelo enterro e outras que consideram a cremação. Escolha aquilo que for mais confortável de acordo com a crença da pessoa que faleceu ou de sua família.

Lado emocional

O lado emocional está muito ligado ao item acima. Nesse momento de despedida ainda estamos muito conectados com a pessoa que partiu e o destino do corpo pode influenciar nos sentimentos. Se o falecido não tiver feito nenhuma escolha, pense sobre o que vai te deixar minimamente calmo no momento.

Meio ambiente

O impacto no meio ambiente pode ser algo que ajude na escolha de cremar ou enterrar. Claro que a família passando pelo sofrimento não vai pensar nisso. Mas um indivíduo antes do seu falecimento, pode fazer esse questionamento e deixar a sua vontade registrada.

Bom, as duas opções têm normas ambientais causando pouco impacto. Mas a cremação nesse quesito é a melhor opção, por não depender de desmatamento de árvores.

Agora que você já viu os pontos para escolher entre cremar ou enterrar vamos te explicar como cada um dos dois funciona.

Como funciona o enterro?

O enterro é quando o corpo é colocado abaixo da terra, dentro de um urna. Segundo a legislação brasileira, ele só pode ser feito em áreas de cemitério. Ou seja, não é permitido enterrar uma pessoa em qualquer lugar.

Com essa opção os familiares terão um local para que possam sempre visitar o túmulo, podendo ser algo importante para o emocional.

Como funciona a cremação?

Na cremação o corpo do falecido será incinerado, se transformando em cinzas. Essas cinzas serão armazenadas em uma urna e entregues para a família.  Assim, podem decidir guardar ou jogar em algum lugar simbólico, como por exemplo, no mar, em um campo aberto.

Como se preparar para esse momento?

Claro que a morte nunca será algo fácil de lidar, mas existem providências que podem ser tomadas para que você ou os seus familiares tenham menos preocupação.

Documentação

Entender e preparar toda a documentação necessária para esse momento pode facilitar as coisas. Como por exemplo, já elaborar um testamento, saber como fazer com contas, redes sociais do falecido. Isso tudo você pode encontrar no material que preparamos sobre questões burocráticas relacionadas à morte. Clique aqui e confira!

Burocracias pó-morte

Plano funerário

Outro ponto importante para se organizar é contar com um plano funerário. Com ele, você terá os serviços de tanatopraxia, coroa de flores, traslado e muito mais, por um preço muito mais em conta. Já que você vai pagando por mês, sem ter que desembolsar uma grande quantia de uma vez. Para saber mais sobre os planos. Clique aqui!

Esperamos que você tenha entendido sobre como escolher entre cremar ou enterrar. Agora saiba mais sobre os principais serviços funerários e como eles funcionam.