Se você chegou até aqui, provavelmente tem curiosidade em saber o que acontece depois da morte. E não é só você. A curiosidade sobre os assuntos relacionados ao tema atrai muitas pessoas.
Mas nosso objetivo aqui não é falar sobre o pós-morte no sentido espiritual, religioso ou metafísico. Vamos tratar do assunto por outro aspecto, pensando no processo biológico que chamamos de morte, e o que ocorre depois que ela acontece.
Então, se você quer saber sobre o que acontece com o corpo humano quando se perde a vida, leia este artigo até o final!
O que acontece depois da morte?
Sabemos que é difícil aceitar, mas todo mundo morre. Alguns mais cedo, outros demoram um pouco mais.
Falamos aqui no blog sobre como passar pelas fases do luto. Clique aqui para ler.
Vamos supor que você esteja em uma idade avançada, com quase cem anos e tenha aproveitado a vida como nunca. Em um determinado dia, você simplesmente morre de causas naturais. Uma das primeiras coisas que a sua família fará é procurar uma funerária.
Lá, poucas horas depois de morrer, seu corpo ficará frio, duro e toda a pele passará a ter uma coloração roxa acinzentada. Esses são os primeiros sinais de que a decomposição do corpo está acontecendo.
Mas, mesmo se o coração tenha parado de bater e o cérebro de funcionar, ainda existe muita vida dentro do corpo.
No interior de um cadáver em decomposição existe um enorme ecossistema que surge depois da morte e evolui conforme o tempo passa.
“Os microorganismos não morrem. Eles continuam ativos, continuam digerindo e se reproduzindo”.
Conversamos com o professor, pesquisador e especialista em tanatopraxia, da Funerária Santa Casa BH, Alexandre Alberto, e ele nos ajudou a entender o processo do que ocorre com o corpo humano após a morte.
Estágios da decomposição
Para entendermos o processo de pós-morte, separamos em uma ordem cronológica, o que acontece com o corpo em questão de segundos, minutos, horas, dias, semanas e meses. Confira!
Segundos
1 – Em poucos segundos, as atividades do cérebro, coração e pulmões aceleram rapidamente e decaem na mesma intensidade.
2 – A temperatura corporal cai bruscamente em poucos segundos logo após a morte, sendo 1,0°C a 1,5°C graus por hora em temperaturas médias.
Minutos
3 – Em poucos minutos, inicia a morte celular devido à ausência de oxigênio. As células entram em colapso e se inicia o processo de putrefação.
Horas
4 – O cálcio adentra os músculos e, na ausência de ATP (Trifosfato de adenosina _ nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas _ .), leva à rigidez cadavérica. Esse processo tem duração de até 36 horas.
5 – Eventualmente, os músculos relaxam levando a liberação de fezes e urina.
6 – Devido ao ressecamento, a pele encolhe dando a impressão de crescimento dos cabelos e unhas.
7 – Com a gravidade, o sangue se move em direção às partes mais baixas do corpo, levando à formação das hipóstases, também conhecidas como livor mortis (mudança de coloração que surge na pele dos cadáveres).
É por esse motivo que existe o serviço de tanatopraxia nas funerárias, para garantir que o corpo permaneça mais tempo no velório, sem entrar em decomposição. Inclusive, se ele precisar de reconstrução facial ou outro tipo de preservação, o serviço consegue oferecer.
Indo além da definição técnica, a Tanatopraxia trata-se de uma homenagem à pessoa, preparada com todo o carinho para vê-la melhor. Com um semblante mais saudável, a impressão passada é de bem-estar e tranquilidade.
Dias
8 – Passado alguns dias, com o início do processo de autólise, as enzimas liberadas começam a autodigestão tecidual.
9 – No processo de putrefação, que termina em cerca de 10 dias, há a liberação de gases que levam a distensão tecidual e substâncias produzidas por bactérias dão coloração esverdeada à pele.
Semanas
11 – As larvas observadas comumente após 24 e 48 horas pós-morte, podem digerir até 60% do corpo em uma semana.
12 – A coloração do corpo muda de cor esverdeada/ roxa para preta, conforme a digestão bacteriana.
13 – Os cabelos começam a cair.
Meses
14 – Em cerca de 2 a 3 meses podem ter início os processos de saponificação e mumificação. Raramente eles se iniciam anteriormente.
15 – Em condições de umidade e temperaturas médias, após 4 meses ocorre a decomposição dos tecidos moles, levando à esqueletização.
Esperamos que tenhamos sanado sua curiosidade sobre o que acontece depois da morte. Se você gostou deste artigo, talvez possa se interessar também sobre o porquê e qual coroa de flores mandar. Clique aqui e leia o artigo.