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COROA DE FLORES

Nosso corpo precisa de muitas vitaminas e nutrientes para estar saudável e ajudar a manter o sistema imunológico forte. Se você está procurando maneiras de prevenir resfriados, gripes e outras infecções, o primeiro passo deve ser incluir alimentos ricos em vitamina C na sua alimentação. 

Alimentos com vitamina C têm uma gama de funções necessárias para o organismo. Desde aquela mais conhecida que ajuda a prevenir doenças, como gripe, até formação de colágeno. 

Como a vitamina C não é produzida pelo nosso corpo, precisamos ingerir quantidades diárias desse nutriente para que nosso organismo funcione adequadamente e não fiquemos doentes. E a melhor maneira de ingerir a vitamina C é através da alimentação. 

Por isso, a partir de agora você vai ver as melhores receitas e alimentos que são potentes estimuladores do sistema imunológico. 

Uma nota importante

É preciso deixar claro que nenhum suplemento irá curar ou prevenir doenças. 

Com a pandemia da Covid-19, é especialmente importante entender que nenhum suplemento, dieta ou outra modificação do estilo de vida além do distanciamento social, uso de máscara e práticas de higiene adequadas podem protegê-lo da Covid-19. 

Atualmente, nenhuma pesquisa apoia o uso de qualquer suplemento para proteger especificamente contra Covid-19. 

1 – Frutas cítricas 

A maioria das pessoas recorre diretamente à vitamina C após pegar um resfriado. Isso porque ajuda a fortalecer o sistema imunológico. 

Acredita-se que a vitamina C aumente a produção de glóbulos brancos, que são essenciais para combater infecções. 

Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Com essa variedade para escolher, é fácil adicionar um pouco dessa vitamina a qualquer refeição. 

As frutas incluem: 

Laranja; 

Tangerina; 

Mexerica; 

Uva; 

Acerola; 

Goiaba; 

Caju; 

Abacaxi; 

Limão; 

Kiwi.  

Você pode comê-las acompanhadas com iogurte, fazer uma salada de frutas ou preparar um suco natural. 

Extrato de própolis

O extrato de própolis estimula as células do sistema imunológico, por isso é utilizado em inflamações agudas e crônicas em doenças do trato respiratório, úlceras cutâneas, periodontites e sinusites.

Embora possam ser adquiridos sem receita, é bom consultar um médico ou nutricionista antes de ingeri-los. 

A melhor forma de consumir o remédio natural é na forma de extrato, facilmente encontrado em casas de produtos naturais.

Na hora de comprar, escolha marcas confiáveis e verifique a concentração de substância no rótulo. As quantidades podem variar entre 2,5% a 21%, e quanto maior o número, melhor.

De modo geral, a sugestão de consumo para prevenir doenças e fortalecer a imunidade é de 30 gotas diluídas em água ou suco todos os dias.

Suco de laranja com cenoura 

Esta receita de suco é rica em vitamina C, beta-caroteno e ômega-3, que são nutrientes importantes para aumentar as defesas do corpo.

Para fazer o suco, você vai precisar de 4 laranjas, 2 cenouras, 1 colher de linhaça e 3 copos de água. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas e coloque em um processador de alimentos ou liquidificador com todos os outros ingredientes (não precisa coar). Se você quiser adoçar, pode adicionar um pouco de mel.

Chá de equinácea e alho 

O chá de equinácea já é um velho conhecido de quem quer reforçar o sistema imunológico e evitar as famosas gripes ou resfriados. Isso acontece porque a erva tem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. 

O alho, por sua vez, é um aliado na ação antibacteriana e também ajuda a controlar as inflamações, protegendo contra aquelas infecções que entram em nosso corpo sem pedir licença.

Para fazer a bebida, separe 1 colher de chá da raiz ou das folhas de equinácea. Adicione 1 xícara de água fervente e, depois de ter a mistura, deixe-a descansando por 15 minutos. Passando-se o tempo, é só coar e servir. O ideal é beber 2 vezes ao dia. 

Quem quiser fazer a versão com alho, e ferver 1 dente junto com a água. O restante do processo é o mesmo.

Mais maneiras de prevenir infecções

A variedade é a chave para uma nutrição adequada. Comer apenas um desses alimentos não será suficiente para ajudar a combater a gripe ou outras infecções, mesmo se você o comer constantemente. Preste atenção aos tamanhos das porções e à ingestão diária recomendada para que você não ingira muito de uma única vitamina e muito pouco de outras. Por isso, antes de adicionar qualquer um destes alimentos à sua dieta, procure um nutricionista. 

Comer bem é um ótimo começo, e há outras coisas que você pode fazer para proteger você e sua família contra gripes, resfriados e outras doenças.

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