Atendimento 24h | (31) 3213-4001

COROA DE FLORES

As coroas de flores estão sempre presentes nos velórios. Nas homenagens póstumas a celebridades e autoridades, é comum vermos uma grande quantidade de coroas que chegam a todo momento, principalmente por causa da notoriedade dessas pessoas. 

Em todas as situações, a coroa é uma homenagem especial, que demonstra à família da pessoa falecida o seu afeto e admiração.

Mas você sabe qual coroa de flores mandar? Sabe o significado das flores e o que elas representam? Respondemos todas essas perguntas neste artigo. Confira! 

Por que devo mandar uma coroa de flores

 

As coroas são um símbolo de respeito e apresentam aos familiares uma mensagem de condolências. 

Esses arranjos com formato especial são muito tradicionais e fazem parte das homenagens póstumas em vários países e culturas da sociedade ocidental. 

 

Qual a origem da coroa de flores

 

As coroas de flores são muito ligadas aos velórios mas, em princípio, elas não foram criadas para isso. Existem várias versões sobre a tradição de utilizá-las para homenagear alguém.

Uma delas vem da Grécia e Roma antigas, quando esses adornos eram utilizados para parabenizar personalidades importantes da sociedade e vencedores de grandes guerras.

Já os primeiros registros do uso de uma coroa de flores em rituais fúnebres vêm do antigo Egito. No entanto, há também a explicação que, antes da igreja se estabelecer, os velórios eram feitos nas casas, onde amigos e familiares compareciam trazendo um arranjo floral como homenagem. 

Ainda relacionando esse adereço à religião, os primeiros cristãos o utilizavam como forma de representar o próprio Deus. Isso acontecia devido ao seu formato redondo, que é um símbolo de infinidade.

Hoje, as coroas de flores utilizadas nos funerais não estão diretamente ligadas a uma determinada religião mas, sua presença é sinônimo de respeito e admiração, além de ser muito utilizada para prestar condolências quando uma pessoa ou família não consegue estar presente na despedida.

 

Significado das flores

 

O significado das flores que compõem o arranjo de uma coroa são inspiradoras e remetem a diferentes sentimentos, não só por serem plantas de extrema beleza, mas também porque possuem cores variadas que despertam emoções.

Por isso, ao escolher flores para presentear ou homenagear outra pessoa, é importante fazer isso se baseando também no significado da sua cor.

Veja a seguir quais são os principais sentimentos que cada flor remete e quais são as cores que combinam com as coroas de flores. Ao conhecê-los, fica mais fácil decidir qual coroa prestará a merecida homenagem ao ente ou amigo querido que partiu.

 

Crisântemo

Encontrada em várias cores, ela pode ser usada para prestar homenagens a pessoas de qualquer idade. Além de compor a coroa de flores, os Crisântemos também são muito utilizados em datas especiais, relacionadas à pessoa falecida ou no Dia de Finados.

Para essas flores, o significado remete a simplicidade, vida eterna, sinceridade, perfeição ou vida completa.

Antúrio

Relacionado à masculinidade, o Antúrio é indicado para prestar homenagem a homens maduros e senhores, especialmente quando não há grau de parentesco, como é o caso de colegas de trabalho ou amigos.

De origem colombiana, ela é considerada uma flor exótica e, entre seus significados, podemos destacar o luxo, a imponência, a autoridade, a confiança, a fortuna e o desapego. 

Rosas

Pouco se relaciona o uso de Rosas para a montagem de uma coroa de flores, principalmente por serem tão ligadas a momentos de festividade ou paixão. 

No entanto, essas flores têm significados que justificam perfeitamente sua utilização em uma última homenagem.

As brancas, por exemplo, remetem à pureza, inocência, esperança, eternidade, lealdade, paz e espiritualidade. 

Já a vermelha, por estar relacionada totalmente ao amor, é a mais solicitada por quem têm vínculos próximos e fortes com a pessoa falecida. 

Lírio

Muito antiga, essa flor e seu significado podem variar a depender da cultura. Na China, por exemplo, elas representam o amor eterno. Em outros locais estão ligadas a inocência, discrição, zelo e nobreza.

Uma coroa de flores com Lírios é indicada para despedida de senhoras, principalmente quando não se tem parentesco direto.

Copo-de-leite

Também utilizado para velórios de mulheres mais maduras, o Copo-de-Leite remete à elegância e à tranquilidade. 

De origem africana, essa flor também significa pureza, calma, paz e relação com o sagrado.

Algumas culturas relacionam sua parte interna, de coloração amarela, à prosperidade, felicidade e iluminação espiritual.

Margaridas

Entre as flores, o significado da Margarida é um dos que mais varia. Ela representa desde paz, afeto e lealdade, até juventude, pureza e inocência, também por isso é bastante utilizada para coroas de flores de velórios de crianças e jovens.

Lisiantos

Lisianto vem da união das palavras Lise e Anthus, significando flor de análise e destruição. 

A flor pode ser encontrada nas cores rosa, azul ou branca, e está relacionada à sensibilidade feminina. Por isso é muito utilizada em coroas de flores para mulheres.

Outras flores e seus significados também podem compor uma bonita coroa de flores, tais como a Gérbera, o Girassol, as Orquídeas e a Palma de Santa Rita. Na hora de decidir qual a melhor considere, principalmente, qual sua relação com a pessoa falecida e todo o sentimento que nutre por ela.

 

Onde encontrar coroa de flores

 

Sabemos que é um momento delicado e a ajuda de uma equipe especializada pode ser o apoio que faltava para você tomar uma decisão. 

A Funerária Santa Casa BH tem um setor dedicado à flora, e atende 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo variadas coroas de flores e ornamentos para velórios. 

Além de atender às cerimônias no próprio cerimonial, também está preparada para atender às demandas de cemitérios próximos.

Trabalhamos com várias tonalidades de flores, como rosas (diversas tonalidades), crisântemos, gérberas, lisianthus, alstroeméria, gipsophila, aster mariana, e folhagens diversas como areca, aricana, tango, murta e avenca. 

Para mandar uma coroa de flores pela Funerária Santa Casa BH, basta entrar em contato com a equipe de atendimento no número (31) 3213-4001, escolher as flores e cores do arranjo, definir o tamanho da coroa, a mensagem de condolência e informar o nome da pessoa homenageada e o cemitério onde o velório será realizado. 

A equipe da Funerária fará a entrega da coroa no local e no horário indicados no ato do pedido. Entre em contato agora mesmo para saber mais! Estamos na Av. Bernardo Monteiro, 367, Santa Efigênia, Belo Horizonte