Atendimento 24h | (31) 3213-4001

COROA DE FLORES

Você já reparou que, de repente, nossas contas se multiplicaram com o passar dos anos? Essa sensação de que os boletos estão procriando é real, isso porque até algum tempo, os gastos mensais dentro de casa eram bem menores que hoje comprometendo o orçamento familiar. 

Antes nossa preocupação era em pagar as contas básicas: água, luz, internet, condomínio. Agora, novos serviços foram incorporados à nossa vida. As plataformas de streaming é só um dos exemplos de mais boletos chegando na caixa – seja do correio ou a do e-mail. 

Nesse sentido, ficou ainda mais difícil equilibrar as contas, não é verdade? Pois bem, há uma maneira de controlar nossos gastos, que não é tão revolucionária assim, mas funciona muito bem. Estamos falando do orçamento familiar

O orçamento familiar é um plano para o seu dinheiro, que lhe permite cuidar das suas finanças, tomar decisões mais conscientes, assertivas e ajudá-lo a realizar os seus sonhos. 

A importância de gerenciar seu orçamento familiar permite visualizar 2 pontos:

 

1 – Permite conhecer suas despesas – com um orçamento você pode verificar quanto gasta realmente por mês, depois tirar as conclusões e ajustar as despesas de acordo com suas necessidades. 

2 – Permite planejar o que fazer com o dinheiro que tem – é um guia para tomar as melhores decisões financeiras, a oportunidade de planejar as suas finanças com calma e fazer compras de forma racional. 

Independentemente da quantidade de dinheiro que você tenha e o quanto esteja ganhando, um bom orçamento familiar o ajudará a atingir seus objetivos com mais eficiência. Essa meta pode ser, por exemplo, aumentar a poupança, livrar-se das dívidas ou até mesmo fazer um investimento. 

Porém, se você quer sentir a diferença, você precisa agir. Não amanhã, não em uma semana ou em um mês. Faça isso agora.

Necessidades e desejos, por onde começar o planejamento de despesas

É evidente que, em primeiro lugar, precisamos cobrir as despesas que são necessárias para sobreviver. 

Temos que comer e beber, ter alguma roupa para vestir e cuidar da casa. Necessidades como alimentação, saúde, vestuário e pagamentos domésticos são as nossas prioridades. Só então planejamos distribuir o resto do dinheiro entre desejos e caprichos.

Pensa comigo. Por exemplo, a compra de uma blusa nova é uma necessidade ou desejo? Isso depende. Se você não tem o que vestir, é obviamente obrigatório. No entanto, se for a terceira blusa do mês, provavelmente não é uma despesa básica.

Ao lado das nossas necessidades, existem também outras despesas, que devem encontrar um lugar no orçamento, que incluem a prevenção para problemas futuros.

Como o orçamento familiar ajuda a prevenir problemas no futuro

Uma parte difícil de ser mensurada no orçamento familiar são os imprevistos com saúde, morte de alguém da família e acidentes que podem abalar não só as finanças, como toda a estrutura familiar. 

Por esse motivo, é preciso incluir no orçamento despesas para prevenção com problemas futuros.

Plano de saúde

O plano de saúde precisa ser incluído nos gastos essenciais, já que a saúde deve ser uma das prioridades no orçamento, junto com moradia e alimentação. Essa é a melhor maneira de garantir o atendimento para toda a família em caso de emergência ou para manter uma rotina de prevenção.

Plano funerário

O plano funerário é outra forma de se precaver de um acontecimento que é inevitável na vida de todos. Seja como gasto essencial ou um investimento, ele pode ajudar bastante a família a preparar o velório e resolver toda a burocracia quando alguém morre.

Por que contratar um plano funerário

O plano funerário é um investimento seguro e certeiro. Como qualquer outro serviço, quanto mais planejado, mais barato custa. Você paga uma pequena quantia mensal e, em troca, a empresa contratada cuida de tudo que for necessário para que o momento de despedida seja o mais tranquilo possível. Por esse motivo, é importante escolher bem, tanto a empresa quanto o plano a ser contratado, para que os serviços atendam às suas necessidades. 

Viu como é importante fazer um orçamento familiar para prevenir imprevistos? Nessa hora, é bom contar com empresas sérias, com experiência e credibilidade no mercado, para cuidar dos seus investimentos e contratar serviços como o plano de saúde e o plano funerário.