Ficar de quarentena durante todo esse tempo engordou muita gente. Com a flexibilização do isolamento social e a chegada do verão, começou a corrida para perder os quilos a mais, de forma rápida. Mas o desejo de ficar em dia com a balança leva muita gente a adotar dietas mágicas e radicais que, além de resultarem em carência de nutrientes, podem causar fraqueza, indisposição e até mesmo o aumento do risco de males cardiovasculares.

Preparamos uma lista com 8 dicas fundamentais que ajudam no emagrecimento saudável. Veja!

1 – Observe o seu estilo de vida

Primeiro olhe para si, faça uma auto avaliação e se questione: como tem sido a minha rotina durante este longo período de isolamento? 

É importante se observar, atentar-se à rotina de sono, horário de ir dormir e de se levantar, alimentação. Se está trabalhando de casa, tente reservar períodos ao longo do dia para descansar, ouvir uma música e relaxar.

Falamos sobre a importância de dormir bem para viver melhor. Clique aqui e saiba como a rotina de sono nos ajuda a ter uma vida mais saudável

2- Tenha uma alimentação balanceada

Dê preferência para alimentos cozidos, assados ou grelhados. Uma das melhores decisões que você pode tomar agora é reduzir o consumo de alimentos processados. Tanto os fast-foods quanto os pré-prontos tendem a apresentar excesso de gorduras saturadas e trans que são prejudiciais ao nosso organismo. 

Aproveite o fato de que temos mais tempo do que o normal para cozinhar alimentos saudáveis. Para isso envolva as crianças, assim você já garante aquele programa em família, em casa. 

No almoço, capriche no consumo de saladas, principalmente as cruas, por exigirem mais mastigação, estimulando a saciedade.

Preparamos um e-Book com receitas saudáveis para cozinhar na estação mais colorida do ano! Depois que você ler as nossas dicas, vai lá conferir as receitinhas! 

3 – Incorpore mais frutas e vegetais 

O ideal é que elas sejam a base de qualquer dieta saudável. Tanto para perder peso, quanto para manter a imunidade. Nossa dica aqui é que você dê preferência para as frutas da estação. 

Para se ter ideia da importância das frutas em nossa alimentação, a Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que, se a população mundial aumentasse suficientemente o consumo de frutas e vegetais, 1,7 milhão de vidas poderiam ser salvas.

4 – Cuidado ao consumir carboidratos 

Nutricionistas alertam que devemos saber distinguir entre carboidratos de boa qualidade e aqueles que não são benéficos para o corpo. 

Por esse motivo, especialistas recomendam que produtos refinados como pão, farinhas refinadas, e também alimentos com excesso de açúcar, como biscoitos ou doces, devem ser eliminados da nossa alimentação. 

O recomendado é que comamos alimentos integrais ricos em fibras e cereais, muito úteis quando você deseja perder peso.

5 – Pratique atividade física 

A atividade física aliada à alimentação saudável são os pontos chave para a perda de peso.

Além de ser saudável para o corpo, se exercitar faz bem também para a mente. Melhora o humor, aumenta a disposição e previne doenças como o diabetes. 

Exercícios são a maior forma de prevenir doenças futuras. É o investimento certo para a nossa saúde. Junto com uma dieta saudável, eles representam a garantia de se envelhecer com saúde.

6 – Não coma com pressa 

Pode parecer uma dica boba, mas o tempo que você gasta para se alimentar pode sim interferir no seu peso. Não coma com pressa. Corte os alimentos em pequenas porções e mastigue-os bastante.

7- Água como sua bebida principal 

Beba bastante líquido durante o dia, no mínimo dois litros de água entre as refeições. Com a correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo, mas existem aplicativos para celular que podem nos ajudar. Outra dica para você não se esquecer é deixar sempre uma garrafinha de água perto de você. 

8 – Evite bebidas alcoólicas em excesso

Talvez seja melhor reduzir a cerveja, o vinho e os destilados do fim do dia. Já falamos em nosso blog sobre os efeitos do álcool em nosso organismo.

E, claro, o mais importante é procurar orientação de um nutricionista ou endocrinologista. Somente um profissional qualificado poderá lhe auxiliar em uma dieta saudável, para o seu tipo de corpo e de acordo com as suas necessidades.